Cose + para ajudar

No Cose+ acreditamos que coser é uma forma de estar, de encarar a vida. Porque nos preocupamos tanto com a sustentabilidade falamos de tecidos biológicos, de reciclagem e hoje também de ajudar, de usar a costura e o coser para chegar a outros, para ajudar quem precisa.

Essa tem sido a premissa da iniciativa levada a cabo, já de forma mensal, pela Dress a Girl Around the World Portugal que reúne um grupo de voluntárias para coser vestidos para crianças em países onde ter roupa é um luxo. O local de encontro tem sido a The Craft Company. Desses encontros saem vestidos de todos os tamanhos e cores cujas mãos que os costuram com tanto cuidado, esperam vir a servir para alegrar o coração de meninas que não conhecem.

O que se pede é simples, vontade para criar  pillowcase dresses, em algodão. Nós que também queremos participar resolvemos antes de mais, ensinar. Hoje partilhamos um tutorial simples que esperamos que ajude quem também quer ajudar e não pode ir a estes encontros. Se têm uma máquina de costura e um metro de tecido, conseguem fazer um destes em vossa casa (ou até dois, dependendo do tamanho que escolherem). A Dress a Girl Around the World Portugal partilha mais informações de medidas na página deles e são sempre rápidos a responder a qualquer dúvida que surja. Nós vamos concentrar-nos no na execução e se tiverem alguma questão, não hesitem em perguntar.

O primeiro passo é consultar a lista de tamanhos e requisitos de tecidos para cada idade e decidir o que se quer fazer. Eu escolhi fazer um vestido para os 3 anos e assim cortei uma faixa de tecido (peça única – um rectângulo) com 56 cm de altura por 81 cm de largura.

Em seguida fiz uma costura inglesa. Juntei verso com verso e cosi uma linha no direito do tecido (imagem 1). Depois aparei a margem (imagem 2), virei o tecido do avesso e voltei a coser (imagem 3), mantendo a costura anterior dentro da segunda.picmonkey-collage1

Depois desta costura estar pronta, a que vai ficar no centro das costas do vestido, avançamos para a bainha. Fiz uma bainha dupla, dobrei 1 centímetro e cosi, dobrei mais 1.5 centímetros e voltei a coser (imagem 4).

Dobrei o vestido ao meio e decidi o sítio onde colocar o bolso. Para as medidas do bolso cortei um rectângulo de 15 cm de altura por 12 cm de largura. Dobrei as laterais e passei a ferro para vincar o tecido (imagem 5) e depois cosi o bolso ao vestido (imagem 6). Tenho que acrescentar que de início achei que, para este tamanho de vestido, o bolso me parecia grande mas depois lembrei-me que crianças são crianças e que, provavelmente, a menina a quem este vestido calhar vai gostar igualmente de encher os bolsos com o que houver a jeito e por isso bolsos grandes são sempre uma boa opção. 🙂

picmonkey-collage2

Para as medidas das cavas, o Dress a Girl Around the World Portugal, disponibiliza uma tabela de medidas que podem usar. Podem fazer um molde para as cavas em papel ou desenhar as cavas (que foi o que eu fiz, imagem 7). Depois de cortarem as cavas é necessário colocar o viés (imagem 8) e para isso podem seguir este tutorial nosso se tiverem dúvidas. (nota: guardem o tecido que cortaram para fazer as cavas, são perfeitos para fazer bolsos!)

Depois do viés estar colocado nas cavas, faz-se uma dobra de 1 cm na parte superior do vestido e faz-se uma costura para estabilizar o tecido (imagem 9 e imagem 10).

picmonkey-collage3

Ao finalizar esta costura (imagem 10)  já só nos falta voltar a fazer uma dobra de 1.5 cm na parte superior (imagem 11) criando assim o tubinho (imagem 12) onde vai passar a fita para segurar o vestido no corpo das meninas.

No meu caso usei uma fita de viés que é igual à usada nas cavas, cosida ao meio, mas podem usar qualquer fita bonita que tenham em casa.

picmonkey-collage4

O resultado é este… Um vestido simples, de fácil execução que eu espero que vá ser muito usado por uma menina que goste tanto de o usar como eu gostei de o fazer.

Façam vestidos para estas crianças. Se fizerem um vestido por mês, são 12 ao final de um ano. Se fizerem um de dois em  dois meses, são seis ao final do ano. Não interessa. O que interessa é que, como diz o ditado que tão bem conhecemos, «grão a grão enche a galinha o papo».

img_7747

No próximo dia 22 de setembro, a The Craft Company vai receber mais um grupo de voluntárias para costurarem vestidos como este. Podes saber mais e juntar-te à iniciativa aqui.

Se não puderes comparecer nestes eventos, podes ajudar fazendo os vestidos em casa e enviando para a seguinte morada:

The Craft Company

Praça Dr. Francisco Sá Carneiro 4B, 2750-350 Cascais

6 thoughts on “Cose + para ajudar

  1. OLá,

    Infelizmente só vi o vosso artigo de cose+ para ajudar fora do “prazo”, mas não foi isso que me tirou o ânimo de ajudar. Gostaria de saber se ainda poderia fazer uns vestidos e assim contribuir para a causa.

    Reparei que poderemos enviar por correio para a morada:

    The Craft Company
    Praça Dr. Francisco Sá Carneiro 4B, 2750-350 Cascais.

    MAS… vi através da morada que esta pertence a um empresa de aluguer de automóveis.
    Será engano? Haverá outra por onde poderei enviar?
    Por favor digam-me algo.

    Obrigada,
    Ana Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *