Cose + Verão – Um fato de banho. Três Acabamentos

Cose+verão-02

No Verão de há dois anos atrás fiz o primeiro fato de banho para as minhas filhas. Usei o molde Cosi da australina Sew Pony e comecei por seguir as suas instruções à risca. Embora a construção fosse simples, achei o acabamento das aberturas das pernas e do peito bastante difícil para uma iniciada em lycra como eu.

Após algumas pesquisas cheguei à conclusão que existiam métodos mais simples para rematar fatos-de-banho de criança e resolvi experimentá-los. Como fiquei bastante contente com os resultados, especialmente tendo em conta a facilidade de execução e o aspecto final do acabamento, venho agora partilhá-los convosco!

METODO 1 . Acabamento com elástico

IMG_3233

Este foi o método que usei no meu primeiro fato-de-banho. O acabamento fica semelhante ao que vemos nos fatos-de-banho industriais mas, sem bastante prática, é difícil conseguir que fique com bom aspecto. Infelizmente, se o elástico e a lycra não forem esticados de forma certa, facilmente obtemos uma costura ondulada… O elástico é cosido na borda do decido (pelo interior) e depois o tecido é dobrado, formando uma bainha, e pespontado com ponto elástico. Na maioria das vezes esse ponto elástico é feito com agulha dupla, mas neste fato-de-banho usei um zigue-zague muito largo que funciona bem também.b-cosi 03b-cosi 01b-cosi 04b-cosi 02

METODO 2 . Acabamento com banda de lycra

IMG_3226

No meu segundo fato-de-banho resolvi experimentar uma técnica muito simples e fiquei impressionada com o resultado! Em vez de elástico usei uma banda de lycra para terminar as aberturas. Por sorte consegui encontrar uma loja (a Botilã na Praça de Figueira, em Lisboa) que vende tiras pré-cortadas de lycra mas facilmente poderia ter feito as minhas próprias tiras usando o mesmo tecido do fato de banho. Dobrei a tira no sentido longitudinal e apliquei-a, esticando-a ligeiramente, ao longo das aberturas. Depois dobrei-a para fora e pespontei com ponto elástico a bainha. No fundo é a mesma técnica usada para terminar as golas das t-shirts. Nada mais simples!

a-cosi 01a-cosi 03a-cosi 02

a-cosi 04

METODO 3 . Acabamento com viés elástico

IMG_3232

Desde que fiz o meu primeiro fato-de-banho que tive vontade de experimentar viés elástico nos acabamentos. Infelizmente na altura era difícil de encontrar nas lojas portuguesas mas agora, por sorte, já se vê à venda em vários sítios. A aplicação do viés elástico é bastante simples também. Basta dobrar o viés no sentido longitudinal (a tira tem inclusivamente um vinco na zona da dobragem) e nele “ensanduichar” a lycra. Depois é só pespontar com ponto elástico ao longo da abertura. Mais uma vez, convém ter o viés um pouco mais esticado do que a lycra para que a costura fique justa e com bom acabamento.

c-cosi 04

c-cosi 03

c-cosi 02

c-cosi 01

Qual é o vosso acabamento preferido?

Espero que tenham gostado dos diferentes acabamentos de fatos de banho que vos apresentei e que que fiquem ainda mais inspiradas para as costuras de verão. Aproveitem para comprar durante esta semana a vossa cópia do Cosi na loja etsy da Sew Pony com 20% de desconto utilizando o código COSE20. Gostávamos imenso de ver os vossos fatos de banho e de conhecer as vossas técnicas e dicas para costurar com lycra! Partilhem com o #cosemaisverao e #cosemais.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *