Cose + Verão – Reciclagem: Fato de Banho de Rapaz

Cose+verão-02
Fazer fatos de banho para rapazes é algo simultaneamente simples e complicado. À partida é simples, porque fazer um par de calções é dos projectos de costura mais fáceis e rápidos que por aí andam. O único factor que o complica é o facto de o acesso a tecidos para fatos de banho masculinos ser bastante limitado.

reciclagem de costura: fato de banho de rapaz

Quanto a mim, há duas maneiras de dar a volta a este problema. A primeira é fazer os calções num tecido de algodão relativamente fino. É verdade que as popelinas e os crepons não são ideais para tomar banho no mar ou na piscina, porque demoram algum tempo a secar, mas podem ser uma boa hipótese para o último fato de banho do dia de praia (quando, ao fim da tarde, sabemos que já não vai haver mais banhos e queremos que as crianças estejam secas e confortáveis).

A segunda hipótese é reciclar um fato de banho do pai, tio, irmão mais velho, primo… enfim, um fato de banho de adulto. Muitas vezes, um par de calções de banho foi posto de parte porque está um bocadinho ruço, ou porque os elásticos estão lassos, ou porque simplesmente passou de moda. Pois bem, esses calções podem ganhar uma nova vida como calções de criança!

repurposed swim shorts - Constanca Cabral

upcycled beach shorts - Constanca Cabral

Algumas notas:

  • Limitações: quanto maiores e mais simples forem os calções de adulto, mais facilmente serão transformados em fatos de banho para rapazes. Bolsos complicados e padrões psicadélicos poderão dificultar tornar a tarefa de cortar o molde.

reciclagem fato de banho - Cose Mais. Constança Cabral

  • Os moldes que utilizei para fazer os calções que podem ver neste post foram o Kid Shorts Pattern (12 meses-10 anos, sem cós, USD$8) e o Sunny Day Shorts (6 meses-12 anos, com cós, gratuito), mas qualquer molde básico de calções serve.

reciclagem fato de banho - Cose Mais, Constança Cabral

  • Para dar-lhes um ar mais de praia, podemos fazer um bolso na parte de trás dos calções. Uma ilhós ou casa de botão no canto inferior direito evita que o bolso fique cheio de areia.

reciclagem calções de banho de rapaz - Cose Mais, Constança Cabral

  • Outra forma de torná-los mais veranis é incluir um cordão à frente (que também poderá ser aproveitado dos calções de base). Basta colocar duas ilhoses ou coser duas casas de botões no cós para o cordão poder dar um nó à frente.

reciclagem fato de banho - Cose Mais, Constança Cabral

  • Costuras planas de lado são resistentes e conferem à peça um ar mais desportivo.
  • É bom aproveitar as bainhas dos calções originais: não só o resultado fica com um aspecto profissional, como poupamos tempo e trabalho!

Espero que estas dicas vos inspirem a fazer fatos de banho para os rapazes das vossas vidas. Partilhem as vossas costuras de Verão no Instagram com os hashtags #cosemais e #cosemaisverao.

reciclagem de fato de banho de rapaz - Cose Mais, Constança Cabral

 

3 thoughts on “Cose + Verão – Reciclagem: Fato de Banho de Rapaz

  1. Tenho uns quantos fatos de banho à espera de serem reciclados… obrigada pelas dicas! às vezes só precisamos mesmo de um empurrãozinho assim 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *