Cose + Verão – Fato de Banho de Rapariga

Cose+verão-02Quando comecei a costurar não me passava pela cabeça que um dia ia ser capaz de fazer um fato de banho. Costurar com lycra parecia-me verdadeiramente assustador mas um bom molde e alguma prática rapidamente tornaram os fatos-de-banho um dos meus projectos preferidos.

Para esta semana de Verão do Cose + resolvi experimentar um molde da última edição da Ottobre Design (edição criança nº3/2016; podem encontrar mais informação aqui). Esta revista tem sempre moldes de qualidade e apesar de apenas trazer instruções escritas, os passos são, na maior parte das vezes, fáceis de seguir.

Fato de banho Ottobre

Fiz o tamanho 92cm (que é a altura da minha filha) do molde nº27 Retro Swimmers – modelo A. Ficou um pouco comprido mas sinceramente não me importo, dura mais tempo. Provavelmente acontece porque o torso dela é mais curto do que a média para a qual foi desenhado o molde, já que a largura de peito e largura das coxas assenta bem.

Algo que gostei de ver nesta edição foi que o esquema gráfico com as peças do molde que acompanha as instruções indica claramente onde é necessário adicionar margem de costura. Penso que esta informação costumava vir apenas na descrição geral para todos os moldes, algo que por vezes me irritava um pouco, pois confesso que sou avessa a ler as instruções todas como deveria e as ilustrações são meio caminho andado para avançar mais depressa. 😉
Este fato de banho é de construção bastante simples, usei a máquina corte e cose para as costuras principais, mas usando um ponto zigue-zague pequeno ou um ponto elástico (ponto triplo) na máquina “normal” os resultados são igualmente bons. Como podem ver pelas fotos deveria ter ajustado para um nível superior os discos de tensão da máquina corte e cose, mas para primeira experiência, já que até agora tenho feito fatos de banho usando apenas a máquina “normal”, considero o resultado perfeitamente satisfatório. 🙂

Fato de banho Ottobre

Colocar o viés elástico é sem dúvida a parte “menos divertida”…  😉 Mas acreditem que eu que tenho pouquíssima paciência para tarefas complicadas, e quando digo que adoro fazer fatos de banho é porque é mesmo divertido. Usem bastantes alfinetes (há quem prefira usar molas para não deixar marcas na lycra mas até hoje nunca tive problemas), avancem devagar e vão ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Claro que sinto que ainda tenho que praticar bastante o pesponto em zigue-zague, contudo tudo melhora com a prática… 😀

Fato de banho Ottobre

Como tecido principal escolhi uma lycra lisa em azul comprada aqui, a qualidade é bastante boa, usei para este fato-de-banho e estou bastante satisfeita com a durabilidade. Optei por usar uma lycra Liberty com um padrão floral para o folho. Um verdadeiro achado que a minha amiga Toya do blogue Made by Toya, partilhou comigo, e que é absolutamente maravilhosa. <3 O viés elástico foi comprado há alguns meses na Tiger, mas encontram nas retrosarias da Rua da Conceição em Lisboa e online aqui.

Adoro o resultado! A F. está radiante com o seu fato de banho novo. 😉 E a minha filha mais velha também já pediu um igual. Espero que tenham gostado da ideia e que se sintam tentados a experimentar. Já sabem se tiverem dúvidas estamos aqui para ajudar, e se tiverem Facebook podem também juntar-se a nós no grupo Cose + (aqui); é um local de partilha onde podem mostrar as vossas criações e tirar dúvidas.

Fato de banho Ottobre

Tudo pronto para os mergulhos? 😀

Partilhem connosco os vossos fatos de banho com #cosemaisverão e #cosemais!

4 thoughts on “Cose + Verão – Fato de Banho de Rapariga

  1. Este fato de banho está LINDO! Talvez no próximo verão já me sinta capaz de costurar uns fatos de banho 🙂
    Boa notícia essa do esquema gráfico das margens de costura… Fiz uma camisola para a O. a partir de um molde da edição anterior da Ottobre (1/2016). Li algures “lés patrons comprennent les valeurs d’ourlets” e comecei a costurar… Só quando percebi que a camisola não estava a vestir bem é que acabei de ler o parágrafo, e dizia logo a seguir “il suffit de rajouter lés marges de couture”… grrrrrrrr!!!

    • Muito obrigada Carla. Fazer fatos de banho é muito mais simples do que possas pensar, acredita eu também tinha imenso receio e fiquei surpreendida logo com o primeiro que fiz. 😉
      Também fiz o mesmo erro com moldes da Ottobre por isso é que fiquei tão feliz quando vi o esquema. Mas já percebi que e lógica deles é sempre a mesma. Inclui bainhas mas não inclui margens de costura.

  2. Queria tentar fazer um fato de banho para mim mas não consigo encontrar nenhum molde que goste. Alguma sugestão de onde posso encontrar um bom molde para fato de banho de senhora?

    • Olá Rita ainda não experimentei fazer para mim mas também ando a pesquisar. Encontras moldes de fato de banho nas seguintes marcas de moldes PDF: Named; OhhLulu, Papercut patterns; Jalie; Lily Sage and Co; Closet Case Files. Como referi ainda não experimentei mas estes são alguns dos que já ouvi dizer bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *