Cose + Verão – Caftan – Tutorial

Cose+verão-02

Com certeza, tal como eu, quem nos lê, tem vários lenços aos quais acaba por não dar grande uso. Exactamente a pensar nisso, hoje vou mostrar-vos como transformar um lenço num caftanEste tipo de túnica tem ganho muitos adeptos no mundo ocidental. É uma peça óptima para usar numa saída de praia ou num jantar de verão.

Para além das ferramentas básicas de costura vamos precisar apenas de um lenço grande (o que usei mede 112cm de largura) e fita de viés.
IMG_20062016_152216_AO_HDR

Começamos por dobrar o lenço ao meio, ao longo da largura, de modo a ficarmos com frente e costas. Voltamos a dobrar ao meio, desta vez ao longo da altura. (com a ajuda do ferro de engomar, podemos “marcar” estas linhas).

No canto da dobra, vamos marcar um triângulo e cortar, como indicado na imagem em baixo.

Caftan_tutorial-01

Voltamos a abrir o lenço e temos agora uma abertura ao centro, que será o decote. Neste caso, escolhi fazer um decote em V, mas podia ter optado por outros, como redondo ou “à barco”.

Pelo centro da abertura, marcar 20cm para baixo. Desse ponto traçar duas diagonais até aos cantos opostos da abertura. Cortar o triângulo apenas na “frente” do lenço.

Caftan_tutorial-02

De seguida, aplicamos fita de viés para terminar o decote. Podem ver aqui como o fazer.

Ainda com o lenço dobrado, vamos marcar as aberturas dos braços, como na imagem. A  partir da linha do ombro marcamos 30cm e, dependendo da largura do lenço, marcamos 10 a 20 cm a partir das orlas. A linha tracejada será onde vamos costurar, para “fechar” as laterais.

Caftan_tutorial-03

E com este simples passos, temos o nosso caftan concluído e pronto a usar!

Caftan_tutorial-04

Caftan-01

Caftan-02

Depois é repetir com quantos lenços quisermos! Mostrem-nos os vossos caftans com o #cosemaisverao e #cosemais.

 

4 thoughts on “Cose + Verão – Caftan – Tutorial

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *