Cose + Verão – Almofada de Praia

Cose+verão-02

O tempo pode andar meio estranho (estou a escrever este texto em Houston, onde estão 30º e chove copiosamente), mas daqui a nada já só vamos estar a pensar na praia, no sol, nos mergulhos, no mar e… nas sestas à beira-mar! No ano passado fiz pela primeira vez uma almofada para a praia e fiquei fã. Aliás, tive de fazer várias e distribuir pelas amigas, porque toda a gente adorou. São leves! Usando um cordão, podemos levá-las no ombro (e não encher o saco da praia onde normalmente já não cabe nem um alfinete) e são super confortáveis!

Eu sei que para quem tem filhos pequenos (como eu) a ideia de sestas na praia ou sequer a ideia de podermos estar deitadas mais do que 5 minutos é um sonho que raramente se torna realidade, mas às vezes eles surpreendem-nos! Por isso, nada como ter uma almofada à mão para poder desfrutar melhor do nosso dia.

Estas almofadas são muito simples e rápidas de fazer. Basta ter os materiais e, numa hora, tens uma almofada giríssima para a praia. Para fazê-la, vais necessitar do seguinte:

Soraia (Almofada Praia) - 1

MATERIAIS:

  • Dois rectângulos de 25cm x 40cm de tecido plastificado (eu comprei este na Pra kriar)
  • Enchimento de almofada (à venda, por exemplo, na Nomalism)
  • 120 cm de cordão de algodão
  • Ilhós (não é essencial)
  • Pé calcador para tecidos plastificados (não é essencial)
  • Máquina de costura

PASSO-A-PASSO:

O primeiro passo é cortar o tecido plastificado na medida indicada acima. De seguida, tens de coser a almofada.  Para tal, basta juntar os dois rectângulos, lado direito contra lado direito (eu usei molas de quilting para prender, porque não se pode usar alfinetes para não furar o tecido, mas não é essencial usar estas molas uma vez que o tecido não desliza) e coser a toda a volta deixando uma abertura de mais ou menos 10cm. Usa uma margem de costura de 0,5cm.

Soraia (Almofada Praia) - 2

Agora tens de cortar os cantos em viés, como indicado na foto abaixo.

Soraia (Almofada Praia) - 3

Depois dos 4 cantos da almofada estarem cortados, vira o tecido usando a abertura de 10cm, para que o lado direito do tecido fique de fora.  O próximo passo é colocar a ilhós num canto da almofada, no lado oposto ao que deixámos a abertura. Segue as instruções do fabricante para colocar a ilhós. Nota que não é fundamental usar este método. Podes optar por não colocar o cordão ou colocá-lo usando outro método.

Soraia (Almofada Praia) - 4

Depois da ilhós estar colocada, enche a almofada com o enchimento próprio.

Soraia (Almofada Praia) - 5

Em seguida, cose a abertura pelo lado direito do tecido.

Soraia (Almofada Praia) - 6

Para este passo, usa um calcador próprio para tecido plastificado que desliza melhor. Caso não tenhas este pé calcador, podes usar outras técnicas para ajudar o tecido plastificado a deslizar melhor, como por exemplo, colocar um pedaço de fita cola na parte inferior do pé calcador, usar papel vegetal entre o tecido plastificado e o pé calcador ou até colocar um bocadinho de creme nívea no tecido plastificado (vale tudo para conseguimos uma costura perfeita!).

Para terminar, insere o cordão na ilhós e dá um nó no cordão.

Soraia (Almofada Praia) - 7

Já está!! Eu gosto de usar o cordão, porque assim levo a almofada no ombro mas, se preferires, podes omitir a ilhós e o cordão e fazer uma almofada mais simples. Agora mãos à obra, que daqui a nada começa o Verão!

Soraia (Almofada Praia) - 8

Partilhem connosco as vossas almofadas com #cosemaisverão e #cosemais!

One thought on “Cose + Verão – Almofada de Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *