Planear um Guarda-Roupa de Criança – Parte 3

Esta é a última publicação da série dedicada a Planear um Guarda-Roupa de Criança.

Depois de identificarmos o que faz falta no guarda-roupa das nossas crianças (Planear um Guarda-Roupa de Criança – Parte 1) e seleccionarmos os tecidos e moldes que vamos usar (Planear um Guarda-Roupa de Criança – Parte 2), podemos finalmente costurar as peças que planeamos. Com organização e motivação, a tarefa torna-se muito mais fácil.

  • Encontrar/Reservar tempo …

Não valerá muito a pena, dissertar sobre a falta de tempo para fazermos tudo o que nos propomos. Ando há anos a tentar encontrar mais 1/2 horas por dia, mas cada vez mais o tempo esgota-se-me por entre os mil e um afazeres, pelo que o melhor será mesmo (conseguir) aproveitar todos os minutos disponíveis …

Normalmente, planifico 1 a 3 peças por semana, apesar de nem sempre consegui fazer tudo – há peças que são mais rápidas e outras mais elaboradas que necessitam de maior dedicação/tempo.

Claro, que o importante é conseguir uma rotina que se adapte ao nosso estilo de vida e o que não ficar feito numa semana, passará para a semana seguinte (ou para a outra). Sem stress!

No meu caso, aproveito os finais do dia quando já estão todos deitados para traçar os moldes e cortar as peças que vou costurar ou para ir fazendo pequenos acabamentos nas peças em curso – por exemplo, bainhas (prefiro quase sempre fazer à mão), coser botões ou acrescentar pequenos detalhes decorativos. Apesar de normalmente ter maior disponibilidade ao fins de semana, se tiver mais de 1 hora disponível durante a semana, aproveito para dar inicio aos projectos que tenho planeados – afinal com 2/3 sessões no final do dia, já é possível terminar uma peça 🙂

ASM_Planear#20

Antes e Depois – Blusa, molde “Class Picnic” da Oliver+S | Tecido oferecido por uma amiga.

  • Costurar!

Com ou sem espaço reservado para a costura (eu costuro na mesa da sala de jantar), com mais ou menos materiais/ferramentas (espreitem este artigo sobre as 10 ferramentas muito úteis para quem costura), a verdade é que depois de moldes e tecidos cortados, já não existe “desculpa” para adiarmos a costura propriamente dita!

Apesar de conseguir costurar sempre mais do que me proponho, e ser relativamente organizada, nem sempre costuro com antecedência, e para não ser apanhada desprevenida pela chuva/calor que chegou mais cedo do que o previsto, começo quase sempre por costurar pela seguinte ordem:

No outono/inverno começo sempre pelas partes de cima em tecidos mais pesados, como a viela, porque são óptimas para combinar com as calças e saias que transitam da estação quente. É também no início de Setembro que costuro os calções de bombazine fina (e, ocasionalmente, um par de calças) e os vestidos de mangas compridas que serão usados quando o tempo começar a arrefecer. Com a chegada das noites mais frescas, é no início de Outubro que planifico a roupa de dormir. Em Novembro, o mais certo é já ter acrescentado um agasalho de inverno e alguns vestidos para a época das festas que se aproxima a passos largos.

ASM_Planear#9

Blusas feitas com moldes Citronille e Children’s Corner | Tecidos Liberty, TraeTela e Ratucos.

Para a primavera/verão, começo por renovar o guarda-roupa com as partes de cima em tecidos mais leves mantendo ainda com mangas compridas ou meia manga que se conjugam facilmente saias e/ou calções e os (tradicionais) vestidos de alças, que se usam com camisolas/t-shirts por baixo. Os tops de alças, as partes de cima de manga curta e sem mangas e os vestidos leves e fluidos são acrescentados mais tarde, quando o calor já começar a fazer-se sentir.

Spring sewing#1

  1. Blusa com aplicação, modelo “Colorblock” da Revista Ottobre 1/2016 | Malha The Sweet Mercerie e Tecido estampado Liberty
  2. Camisola, molde “Sailboat” da Oliver+S | Malha Nosh
  3. Camisola com aplicação, molde “Lunch Box” da Oliver+S | Malha The Sweet Mercerie e Tecido estampado Liberty

Este ano, e como o calor tarda a fazer-se sentir, as blusas/camisolas de mangas compridas têm tido imenso uso e são usadas com algumas peças de inverno (mais informações sobre como costurar com malhas, aqui), mas os armários começam também a receber peças mais leves e frescas 🙂

Spring sewing#2

  1. Saia rodada com bolsos, molde gratuito da PurlSoho | Tecido Santo Contestável
  2. Top com mangas franzidas “Eloise” da Townmouse | Tecido Liberty
  3. Blusa com folho “Mori” da Elegance & Elephants | Tecido Liberty

E assim, sem repararmos (ou quase), costurámos as peças que vão vestir as nossas crianças …

E vocês, já começaram a costurar roupas para os dias de sol e calor que se avizinham?

Espero que tenham gostado desta série e que vos tenha inspirado a planear o guarda-roupa dos vossos filhos. Na Cose+ criámos uma folha de registos para que possam ir anotando os projectos que vão encher os armários dos mais pequenos. Basta clicar aqui para fazer o download [Registo de Moldes de Criança].

Registo de Moldes Criança

Não se esqueçam de partilhar as vossas criações/sugestões com #cosemais.

3 thoughts on “Planear um Guarda-Roupa de Criança – Parte 3

  1. Boa tarde, adorei o post! Tenho duas filhas pequenas e vai-me dar muito jeito a estruturar o guarda-roupa. É possível enviar o molde da Camisola, molde “Sailboat” da Oliver+S? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *