Como medir a percentagem de elasticidade em malhas

Já falámos sobre costurar com malhas e também quais os tipos adequados a cada projecto. Hoje vamos falar-vos da percentagem de elasticidade e a sua importância.

Elasticidade em malhas-03

Muitos dos moldes para malhas têm o que se designa por folga negativa, ou seja, as medidas da peça final são mais pequenas que as medidas do corpo. Isto significa que a peça irá ajustar-se ao corpo, graças à elasticidade do tecido. Por isso é muito importante seguir as instruções dos moldes quanto ao tipo de malha a utilizar e a sua percentagem de elasticidade, de modo a que a peça assente o melhor possível.

Diferentes tipos de malhas têm diferentes percentagens de elasticidade.

A maioria das malhas têm elasticidade apenas numa direcção, ao longo da trama (horizontal), de ourela a ourela. Outras, como a lycra, têm elasticidade em ambas as direcções, ao longo da trama (horizontal) e ao longo do urdume (vertical).

A composição da malha também tem influência na percentagem de elasticidade. Quanto maior a percentagem de fibras artificiais, como o elastano, mais o tecido “estica” em comparação com uma malha composta apenas por fibras naturais.

De seguida mostramos alguns exemplos.

Malha Dupla (Interlock)

Esta malha 100% algodão, apresenta uma percentagem de elasticidade de cerca de 50%. É possível também avaliar o nível de recuperação da malha. Na terceira imagem, podemos ver que o pedaço de tecido usado recupera quase por completo a sua forma inicial.

Elasticidade em malhas-01

Malha Jersey

Esta malha é composta por uma mistura de algodão e elastano, sendo a sua percentagem de elasticidade cerca de 75%. Neste exemplo, a recuperação do tecido é total.

Elasticidade em malhas-02

 

Moletão (French-Terry)

Esta malha, 100% algodão, devido às características da sua malharia, apresenta uma percentagem de elasticidade de apenas 25%. No entanto, também aqui a recuperação da forma inicial é total.

Elasticidade em malhas-03

Desenhámos um guia para te ajudar a medir a percentagem de elasticidade do qual podes fazer o download aqui. É importante fazer este pequeno teste para não acabarmos com uma peça demasiado folgada ou demasiado apertada. Conhecendo bem o tecido que temos em mãos é garantido que obtemos melhores resultados.

 

Criámos uma imagem para poderes adicionar ao teu Pinterest. Guarda este artigo para ler mais tarde.

Elasticidade em malhas-04

 

 

One thought on “Como medir a percentagem de elasticidade em malhas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *