Aplicar viés: um babete

Quando a minha Sara nasceu, a Diana ofereceu-me uns panos para colocar ao ombro que serviam para “apanhar” o bolçado da minha pequena sem ficar com a roupa toda suja, uma versão moderna, ergonómica (tinha até uma curvinha para o pescoço) e muito gira das antigas fraldas penduradas ao ombro. Como os tecidos que ela usou para os fazer são lindos e eles estavam quase novos (a minha era daquelas miúdas que não mandava nada para fora!) resolvi reciclá-los nuns babetes pequenitos para apanhar aquela baba que teima em inundar as suas camisolas várias vezes ao dia.

Hoje, venho mostrar-vos como aplicar o viés num babete mas a mesma técnica pode ser usada em bastantes outras coisas: toalhas, vestidos, tops, malas, interior das roupas, etc, etc. É um acabamento muito bonito, na minha opinião, para as mais variadas peças.

Os panos oferecidos.

IMG_4092

Eu usei um babete que tinha em casa como molde. Cortei o babete nas duas camadas de tecido do pano: o algodão e o turco impermeável que é visível nas próximas fotografias. Coloquei alfinetes a toda à volta para segurar o viés na parte de cima do babete, aquela que vai estar junto ao pescoço. Aqui não usei a técnica de abrir o viés, como faço na outra parte do processo, porque é uma superfície mesmo pequena, dificilmente não apanharia os dois lados do viés.

IMG_4096

Frente e verso visível depois de coser a primeira parte do viés.

IMG_4099

Depois deixei 25 centímetros de viés para cima do ponto de junção dos dois (é o que vai atar atrás do pescoço da criança, podem deixar um pouco menos- eu gosto de laços 😉 ) e continuei a contornar o babete com o viés aberto como se vê na imagem abaixo.

IMG_4104

Em seguida cosi essa secção toda pela primeira marca no viés como se vê na imagem.

IMG_4107

Apare os valores de costura. O suficiente para o viés dobrar sem dificuldade. Não foi necessário fazer entalhes nas curvas neste caso em específico.

IMG_4138

Virei o viés para dentro. Os tecidos ficam dentro do viés.

Dobrei a ponta do viés nas terminações esquerda e direita (conforme se vê na imagem abaixo, do lado direito) e prendi com um alfinete para segurar. Em seguida, cosi todo à volta, começando numa ponta do viés e acabando na outra.

Uma dica: o viés é fino e, por vezes, é difícil começar a coser logo ali na ponta porque a máquina tende a engolir o tecido, nestes casos podem colocar um pedaço mais largo de entretela fina como base por baixo do viés (mas só no inicio, não é necessário todo à volta, é só para começar a costura). Assim conseguem que o viés não se afunde e depois de coser, a entretela arranca-se com facilidade, não deixando vestígios.  Também podem começar a coser um pouco mais para a frente e depois voltar atrás com o backstitch da vossa máquina, também costuma resultar nestes casos.

IMG_4143

Et voilá, babete novo e viés aplicado. Ah, e criança sem baba na camisola. 😉

IMG_4124

One thought on “Aplicar viés: um babete

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *