Tecidos – Malhas

No meu primeiro artigo, falei de algumas dicas que podemos usar quando costuramos com malhas. Mas, antes de começar, precisamos de saber que tipo de malha se adequa ao projecto que temos em mãos.

FotoDestaqueMalhas-01

De seguida, mostro-vos alguns exemplos detalhados das malhas mais comuns no nosso vestuário. Vou mostrar-vos também outros tipos, para projectos mais específicos como fatos-de-banho.

Malha JerseyTipos de Malhas-01

Características:

A malha jersey é uma malha leve com elasticidade (stretch) em duas direcções. O lado direito tem a aparência de uma malha tricotada, enquanto o avesso apresenta laçadas. Tem tendência a enrolar para o lado direito, quando cortada perpendicular ao correr do fio.

Composição:

Esta malha pode ser composta por fibras naturais, algodão ou lã, ou uma mistura com fibras artificiais, como poliéster, rayon ou elastano. O elastano confere a elasticidade desejada à malha e uma melhor recuperação da mesma. As misturas com rayon dão um toque mais suave à peça e proporcionam um bom cair, ideal para drapeados.

As malhas com maior percentagem de fibras naturais permitem que a pele respire e podem ser usadas ao longo de todo o ano.

Na fotografia acima, vemos uma malha com 95% algodão e 5% elastano, da marca Nosh. É perceptível a diferença entre o lado direito e o avesso.

Uso:

Este tipo de malha pode ser usada em t-shirts, vestidos, lingerie, blusas, pijamas, leggings e roupa de criança.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Feira dos Tecidos ou Santo Condestável. Em lojas online, como Nosh ou The Sweet Mercerie.

Malha Dupla (Interlock)Tipos de Malhas-02

Características:

É uma malha um pouco mais grossa e estável do que o jersey, óptima para quem costura pela primeira vez com este tecido. Tem uma aparência semelhante a uma malha canelada muito fina, devido à dupla camada de laçada simples, suave ao toque e sem distinção entre direito e avesso. Esta malha não enrola quando cortada, ao contrário do que acontece com o jersey.

Composição:

Pode ser composta por fibras naturais, como algodão ou lã; no entanto, a mistura com elastano confere-lhe uma maior elasticidade e recuperação.

Na fotografia acima, a malha apresentada é 100% algodão, adquirida na Casa Frazão.

Uso:

Este tipo de malha pode ser usada em t-shirts, camisolas, calças ou calções com cós elástico, vestidos, casacos, pijamas, leggings e roupa de criança.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Casa Frazão ou Ouro Têxteis. Em lojas online, como Nosh.

Moletão ou Moletom (French Terry)

Tipos de Malhas-05

Características:

Esta malha apresenta uma textura macia no lado direito e laçadas no avesso. Tem um peso médio e garante uma boa absorção da humidade, daí o seu uso comum em peças desportivas.

Composição:

Pode ser composta por uma mistura de fibras naturais, tais como o algodão, com fibras artificiais, como poliéster, elastano ou rayon. Este tipo de tecido, com maior percentagem de elastano, apresenta mais elasticidade e recuperação, enquanto que uma maior percentagem de rayon confere ao tecido um toque suave. Hoje em dia já é possível encontrar este tecido com fibras de algodão biológico e soja.

Uso:

Este tipo de malha pode ser usada em roupa desportiva e roupa de criança.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Feira dos Tecidos. Em lojas online, como The Sweet Mercerie.

Fleece

Tipos de Malhas-04

Características:

Fleece é o nome comercial para este tipo de malha. A sua malharia é muito semelhante ao jersey, apresentando um aspecto macio no lado direito, tal como acontece com o moletão. O avesso tem um aspecto felpudo, especialmente desenvolvido para suportar temperaturas frias. É bastante leve e absorvente, mas com pouca elasticidade.

Composição:

Pode ser composta por uma mistura de fibras naturais, algodão ou lã, com fibras artificiais, poliéster, elastano ou rayon. O elastano permite que a malha tenha mais elasticidade.

Na fotografia acima, a malha apresentada é composta por 80% algodão e 20% poliéster, adquirida na loja online, The Sweet Mercerie.

Uso:

Este tipo de malha pode ser usado em roupa desportiva e roupa de criança.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Feira dos Tecidos. Em lojas online, como The Sweet Mercerie.

Malha Canelada (Rib ou Ribbing)

Tipos de Malhas-12

Características:

Malha com bastante elasticidade em ambas as direcções e óptima recuperação. É facilmente identificada pelas nervuras verticais ou horizontais em relevo, tanto no lado direito como no avesso do tecido. É usada especialmente em punhos ou decotes, e noutras zonas onde seja necessário “esticar” o tecido. Mas também pode ser usadas noutro tipo de peças, como t-shirts ou camisolas.

Composição:

Composta por uma mistura de fibras naturais, algodão, com fibras artificiais, elastano. Alguns exemplos podem conter poliéster na mistura. A malha pode ser classificada quanto ao número de espaçamento entre nervuras, 1×1 (1 nervura, 1 espaço), 1×2 (1 nervura, 2 espaços), 2×2 (2 nervuras, 2 espaços), etc..

Na fotografia acima, a malha apresentada contém 97% algodão e 3% elastano e nervuras 1×1. No exemplo mostrado em baixo, a malha contém 87% algodão, 10% poliéster e 3% elastano e nervuras 2×1.

Tipos de Malhas-10

Uso:

Este tipo de malha pode ser usada para fazer punhos, golas e cós elástico.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Feira dos Tecidos. Em lojas online, como Nosh ou The Sweet Mercerie.

 Lycra

Tipos de Malhas-09

Características:

Lycra é o nome comercial da fibra sintética, mais conhecida entre nós como elastano. É uma malha bastante forte, elástica e com uma óptima recuperação. É possível “esticar” a peça ao máximo e rapidamente ela volta à forma original.

Composição:

Composta por fio de elastano, pode também ser uma mistura com outra fibra natural ou sintética.

Uso:

Pode ser usada em fatos-de-banho e roupa desportiva.

Onde adquirir:

Em lojas físicas, como Feira dos Tecidos ou Santo Condestável.

Como já tinha dito, estas são os tipos de malhas que mais encontramos no nosso vestuário. No entanto, existem outras, menos comuns, mas com características semelhantes.

Peluche ou Pelúcia

Tipos de Malhas-06

Com elasticidade e feita a partir de malha ou tecelagem. É feita com algodão e possui pêlos parecidos com os do veludo. Pode ser usada em mantas, robes e em acessórios.

Lurex

Tipos de Malhas-08

Lurex é o nome comercial da fibra metalizada. São fios de poliéster vaporizados com uma camada de alumínio, prata ou ouro. Pode ser tricotado ou tecido com outras fibras sintéticas ou naturais, garantido sempre o aspecto brilhante. Pode ser usada em camisolas, vestidos, calças e blusas.

Mescla

Tipos de Malhas-16

O efeito mesclado é conseguido através da mistura de vários fios. São utilizados corantes em determinados fios para que só alguns recebam cor. Pode ser usada em t-shirts, blusas e vestidos.

Malha Scuba

Tipos de Malhas-14

Malha dupla composta por poliéster e elastano. O fio é especialmente fino e suave. Com uma textura de esponja, semelhante ao Neopreno, mas mais leve e maleável. Pode ser usada em roupa desportiva, vestidos, camisolas e saias.

Malha Jacquard

Tipos de Malhas-19

Este tipo de malha apresenta desenhos ou padrões, conseguidos através do entrelaçamento dos diferentes fios. Esta característica garante uma maior durabilidade do tecido, já que a posição dos fios, o torna mais complexo e resistente. Tem pouca elasticidade. Pode ser usada em camisolas, calças ou calções com cós elástico, vestidos e saias.

Uma boa forma de ir conhecendo melhor os tecidos é manter um registo actualizado. Por isso criámos, especialmente para quem nos lê aqui no Cose +, uma folha de registos que te permite organizar os tecidos que vais adquirindo. Faz aqui o download.

Malhas_00

Agora que já te familiarizaste um pouco mais com o maravilhoso mundo das malhas, chegou a altura de lançar mãos à obra. Não te esqueças destas dicas e mostra-nos o que costuras em #cosemais.

 

Criámos uma imagem para poderes adicionar ao teu Pinterest. Guarda este artigo, para ler mais tarde.

Tipos de Malhas-14

Nota: As lojas mencionadas neste artigo não forneceram qualquer tipo de compensação para a divulgação das mesmas.

2 thoughts on “Tecidos – Malhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *