Tendência – “Colorblocking”

Colorblocking é uma das minhas tendências de moda favoritas. Mal chega o calor da Primavera, adoro vestir-me com cor dos pés à cabeça! Neste artigo, vou sugerir alguns moldes para incorporares esta tendência no teu guarda-roupa.

Colorblocking-02

Mas o que é exactamente Colorblocking?

Consiste na combinação de pelo menos duas cores sólidas numa peça de roupa ou num conjunto. Esta tendência teve a sua origem na obra do pintor Neo-plasticista Piet Mondrian, conhecido pelo uso de formas geométricas e cores primárias nos seus quadros. Yves Saint Laurent foi um dos primeiros designers de moda a procurar inspiração na obra de Mondrian com a criação do vestido icónico ao qual deu o nome do pintor.

Como garantir que combinamos as cores certas?

Uma das regras, é combinar as cores tendo em conta a sua posição no Círculo Cromático. O ideal será começar por combinar duas cores e aos poucos acrescentar uma terceira ou quarta.

Colorblocking-01

Aqui podes experimentar as várias combinações possíveis.

Uma das vantagens do Colorblocking é a capacidade de alongar a silhueta, principalmente, quando colocamos as cores mais escuras em locais estratégicos.

Que tipo de moldes usar?

Os moldes compostos por várias peças, são ideais para “brincar” com esta tendência.

A Blusa 124A, apresentada na revista Burda Style 8/2015, é um óptimo exemplo dos benefícios do Colorblocking. As cores neutras, como o preto e branco, são sem dúvida, uma aposta segura. Mas podemos usar o mesmo conceito com outras cores. O exemplo em baixo, mostra duas cores complementares. Colocando a cor mais escura nos painéis laterais e a mais clara ao centro, acentuamos a cintura. O painel escuro junto ao decote, atrai o nosso olhar, reforçando o alongamento da silhueta. A cor escura nas mangas, vai também criar a ilusão de que os braços são mais finos.

Colorblocking-02

O vestido Ludivine, um molde gratuito desenhado para a République du Chiffon, é também um óptimo exemplo para esta tendência. Novamente, a combinação, cor mais clara no painel central e cor mais escura nos painéis laterais, reforça o alongamento da silhueta.

Colorblocking-04
A Halifax Hoodie da Hey June, é outro molde onde facilmente podemos aplicar Colorblocking. Neste exemplo, a cor mais clara deverá ficar no painel central.

Colorblocking-03

Eu usei o molde da République du Chiffon, a blusa Marthe. Escolhi cores análogas e optei por colocar a cor mais vibrante na parte de trás da blusa, apenas por uma questão de gosto pessoal e para suscitar o factor surpresa. Na minha opinião, as mangas raglan resultam muito bem nesta tendência.

Colorblocking-05

Poderia enumerar muitos outros, mas na verdade, qualquer molde pode ser usado. Achas que vais aderir  a esta tendência? Mostra-nos em #cosemais.

Criámos uma imagem para poderes adicionar ao teu Pinterest. Guarda este artigo, para ler mais tarde.

Colorblocking-03

One thought on “Tendência – “Colorblocking”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *