Reciclagem: de calças a calções

Na semana passada, a Magda introduziu o tema da reciclagem de roupa. Hoje vou mostrar-vos como é fácil transformar uma peça de roupa de adulto numa peça de roupa de criança — mais concretamente, como utilizei umas calças do meu pai para fazer uns calções para o meu filho.

transformar calças em calções Constança Cabral

Aqui ficam algumas dicas para simplificar este processo de transformar calças de adulto em calções para uma criança:

  • Avaliar o estado geral da peça original. Está muito gasta? Tem buracos? O tecido é de boa qualidade? Estas calças eram ideais para serem aproveitadas: tanto o pano (um linho excelente) como a construção apontavam para uma peça de primeira qualidade. Estavam bastante gastas na zona da cintura e das ancas, mas isso não comprometia de forma alguma a sua reutilização. Problemas no cós, presilhas, bainhas e bolsos são perfeitamente contornáveis… mas um rasgão no joelho já poderá ser mais complicado de gerir.
  • Desmanchar a peça pelas costuras principais.  No caso de um par de calças, o ideal é cortar primeiro o cós, depois a costura entre-pernas e as costuras laterais, e finalmente os bolsos e bainhas. Caso existam pinças, será conveniente descosê-las. O objectivo é obter o máximo de tecido a direito possível, para que cortar a nova peça não se revele um quebra-cabeças.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  • Escolher um molde apropriado. Aqui o tamanho da peça original funciona a nosso favor: quanto maior, mais fácil será utilizá-la para cortar a peça reciclada. Não tive qualquer dificuldade em cortar uns calções para 4 anos a partir das calças do meu pai, mas duvido que tivesse tido tecido suficiente para uns calções para 8 ou 10 anos. O molde que utilizei foi o “I” do livro japonês Happy Homemade: Sew Chic Kids.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  • Passar a ferro e encontrar o correr do fio. Para que os calções caiam bem, é fundamental alinhar os moldes de acordo com o correr do fio das calças. Se as calças fossem de algodão, ter-me-ia limitado a rasgá-las no sentido do comprimento, mas essa operação não costuma funcionar no caso do linho. O melhor é dar um pequeno corte na extremidade do tecido, puxar um fio e depois usar o canal que esse fio ausente deixa como guia para cortar uma linha a direito.

é importante encontrar o correr do fio na peça original

  • Não ter medo de fazer algumas modificações “criativas”. Como vos disse, as calças originais chegaram e sobraram para cortar os novos calções, com uma excepção: depois de ter cortado as pernas, deixei de ter comprimento suficiente para cortar o cós na dobra do tecido. Para contornar isto, cortei-o em duas partes, tendo tido o cuidado de acrescentar valores de costura de 1 cm. Depois cosi as duas partes, abri a costura e voilà!: fiquei com um cós completo.

reciclagem de roupa

reciclagem de roupa: de calças de homem a calções para rapaz com um molde do livro japonês "Sew Chic Kids".

Este projecto deu-me imenso gozo: salvei uma peça de roupa do lixo, fiz uns calções de linho sem ter gasto um tostão e pus o meu filho a usar as calças do avô. Ele ficou todo contente com o resultado!

coser calções para rapaz com um molde do livro japonês "Sew Chic Kids".

reciclagem calções linho sew chic kids Constança Cabral

Espero que este exemplo vos inspire a olhar para as peças de roupa usadas com outros olhos. Partilhem as vossas reciclagens no Instagram com o hashtag #cosemais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *