Como fazer uma coroa de princesa

tutorial coroa de princesa

Vamos aprender a fazer uma coroa de princesa em tecido?

Tal como todas as crianças, os meus três filhos adoram brincar ao faz-de-conta. Entre algumas peças de roupa (vestidos de princesa, joaninha, pirata, polícia, cowboy, índio, etc.) e muitos adereços (espadas, gancho de pirata, algemas, óculos, etc.) a imaginação é o limite. (E todos sabemos que não existe limite para a imaginação das crianças. Não é uma delícia?)

Um dia dei-me conta que as minhas filhas não tinham um acessório fundamental na sua fantasia preferida, uma coroa de princesa! Assim, pus mãos à obra e aqui está o resultado!

crown7

Fiz o passo a passo para esta coroa e para o ceptro de tule (que podem ver na imagem) originalmente em inglês, no meu blog pessoal (Made by Sara), mas pensei que seria interessante partilhar agora a versão em português.

MATERIAIS

  • Tule
  • 1 fat quarter de sarjinha de algodão (também conhecida como tecido de patchwork), ou seja, cerca de 50×50 cm de tecido.
  • Elástico de 2 cm de largura
  • Beitão ou pasta de enchimento termocolante
  • Opcional: galões, fitas, rendas, lantejoulas, etc.

COMO FAZER uma coroa de princesa em tecido e tule

(Nota: As imagens encontram-se ordenadas de cima para baixo e da esquerda para a direita.)

crown1

1. Cortar duas peças de tecido para a coroa, usando o molde (disponível aqui). O molde não inclui os valores de costura pelo que terão de ser acrescentados ao cortar o molde no tecido. O valor de costura é a largura do calcador universal, ou seja, cerca de 0,7 cm. Se for mais fácil, podem usar 1 cm.

Cortar também uma peça da pasta termocolante, mas sem o valor de costura (ou seja, basta colocar o  molde em cima da pasta e cortar a toda a volta, rente ao molde).

crown2

2. Colar a peça de pasta termocolante a uma das peças de tecido, usando o ferro de engomar, centrando no tecido (isto é, deixando o valor de costura a toda a volta).

3. Colocar as peças da coroa uma em cima da outra, direito com direito. Coser a margem de cima e a de baixo, deixando as laterais abertas.

4. Fazer pequenos cortes e entalhes nas curvas (isto permite que depois de virado do avesso as curvas não fiquem arrepanhadas, com pequenas pregas, mas lisas e bonitas).

5. Virar para o lado direito, prestando atenção aos cantos (que devem ser empurrados gentilmente para fora). Passar a ferro para assentar as costuras, dobrando o valor de costura das laterais (que estão abertas) para dentro.

Opcional:

a)  Podem pespontar as margens de cima e de baixo (atenção, deixar as laterais ainda abertas), ou deixar como está.

b) Também podem embelezar a coroa usando lantejoulas aplicadas à mão, galões, rendas, etc. Isto terá que ser feito antes de se juntar as duas peças da coroa.

crown3

6. Cortar uma peça de tecido com cerca de 35 x 6 cm. Dobrar com o avesso para fora e coser a 0,7 cm. Virar para o lado direito. Passar com o ferro vincando a peça de forma a que a costura (que acabámos de coser) fique no centro.

7. Cortar uma peça de cerca de 60 cm de tule por cerca de 86 cm (a largura do tecido de tule). Dobrar ao meio. Franzir perto da dobra.

crown4

8. Colocar o tule franzido por cima da peça de tecido feita no ponto 6. A dobra do tule deverá bater com a costura ao centro da peça de tecido. Coser a cerca de 3 mm da margem do tecido.

crown5

9. Cortar o elástico da seguinte forma: medir a circunferência da cabeça da criança. Subtrair cerca de 35 cm (que corresponde à peça da coroa). Subtrair mais 2,5 cm.

Exemplo: No caso da minha filha, a circunferência da cabeça é de 51 cm. Assim, as contas serão: 51-35=16,  16-2,5=13,5  . Tive que cortar um elástico com 13,5 cm.

10. Inserir o elástico dentro da tira. Coser as extremidades laterais (passando por cima do elástico por forma a prendê-lo).

11. Inserir as extremidades da fita com o elástico dentro da peça da coroa (em cada uma das aberturas). Coser por forma a fechar.

A coroa de princesa está feita! Não é difícil, pois não?

Nota: Este molde apesar de ser ajustável na medida do elástico utilizada, foi desenhado para crianças dos 4 aos 8 anos de idade, sensivelmente. Se pretender que a peça da coroa seja maior ou menor, deverá imprimir alterando a escala de impressão de 100% para o tamanho pretendido (mais de 100% para aumentar, ou menos para reduzir).

crown8

crown6

Qualquer dúvida podem por favor contactar-me em geral@cosemais.pt. E queremos ver essas coroas de princesa! Partilhem nas redes sociais com #cosemais.

Boas costuras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *