O Grande Livro da Costura

Um dos maiores e mais completos livros de costura que existe em português é o Grande Livro da Costura, editado pelas Selecções do Reader’s Digest. É um livro de 516 páginas, foi editado em 1979 e na primeira edição foram impressos 100 000! É um número mesmo muito grande (principalmente se tivermos em conta o volume de edição actualmente) e acredito que haja muitos espalhados pelas casas portuguesas.

IMG_3833

É um livro muito completo e verdadeiramente bem estruturado. Começa por abordar o espaço de costura e a sua organização, passa para os instrumentos de costura, detalha a utilização da máquina (continua actualizado), fala-nos de tecidos (clarifica as diferenças entre vários materiais e ilustra com exemplos a cores as várias texturas), entretelas e forros, explica como usar um molde e a manipulá-lo, mostra-nos os pontos básicos e depois vai, capítulo a capítulo, fazendo o mapa de uma peça, deslindando decotes, golas, pregas e plissados, bolsos, mangas, punhos, bainhas e remates, fechos e botões vários.

PicMonkey Collage

Mais à frente encontramos um capítulo sobre o estilo alfaiate (noções e processo básico de construção), outro sobre confecção para a família e a costura na decoração. O livro acaba com uma secção de projectos que tem coisas maravilhosas: calças, vestidos e blusas para crianças, saias, vestidos e um casaco para senhora assim como alguns brinquedos e peças do dia-a-dia. Deixo-vos uma fotografia da saia plissada (um clássico, na minha opinião, e tão gira neste tecido xadrez) e do Zé Jacaré para vos abrir o apetite.

IMG_3855 IMG_3856

Não é um livro barato, eu comprei o meu em segunda mão, mas este é o livro a que eu recorro quando não sei o nome de uma peça ou técnica e, embora já o tenha lido duas vezes de uma ponta à outra, cada vez que o abro sinto que ainda tem tanto para me ensinar.

7 thoughts on “O Grande Livro da Costura

    • Olá Margarida, eu comprei o meu num alfarrabista em Lisboa e custou-me perto de 40€ mas já vi à venda em sites (tipo olx) mais baratos. Dê uma vista de olhos que pode ser que encontre. Mas, mesmo que seja esse o preço, asseguro-lhe que vale o dinheiro! Obrigada pela sua visita! 🙂

  1. Tenho e adoro!! É o meu livro de eleição pois consulto inúmeras vezes quando tenho dúvidas! É carote mesmo em 2ª mão mas sinto que foi dinheiro bem empregue!

    • Nancy, concordo plenamente! É um livro super completo e apesar de caro acabamos por o usar vezes sem conta. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *