Moldes Grátis – Lazy days skirt

Olá, bem-vindos ao meu primeiro artigo no Cose +.

Hoje vou falar de um molde gratuito, o “Lazy Days Skirt” da Oliver + S. Para quem está a começar a aventurar-se neste mundo da costura, este é o molde ideal para experimentar. É uma saia franzida muito simples com um acabamento com fita na bainha que lhe dá um toque especial.

Eu fiz três versões, para vos mostrar como um molde tão simples e fácil pode ser tão versátil.

CM_Lazydays_006

Material necessário:

  • Tecido com pelo menos 1,12 m de largura
  • Elástico com 2 cm de largura
  • Cerca de 1,5 m de fita decorativa com pelo menos 1 cm de largura

As instruções são muito simples:

  1. Decidir qual o comprimento da saia, tirando a medida desde a cintura até onde queremos que a saia assente (meio da perna, acima do joelho, etc…). Aproveitar que a criança está “sossegada” e medir também a circunferência da cintura (para mais tarde).
  2. Adicionar 5 cm à medida da altura da saia, para a bainha e cintura.
  3. Cortar um rectângulo com a altura determinada e a largura do total tecido, entre as duas ourelas.
  4. Dobrar o rectângulo ao meio e coser a costura lateral a +/- 1,5 cm da margem, de maneira a que as ourelas fiquem no interior da saia. Abrir as margens de costura com o ferro (uma para cada lado).
  5. No topo da saia, fazer uma dobra com cerca de 1 cm, para o lado de dentro. Fazer nova dobra, com cerca de 2,5 cm, para o mesmo lado. Coser a toda a volta junto à margem inferior da dobra, deixando uma abertura de cerca de 2 cm, junto às margens de costura lateral, para que se possa introduzir o elástico.
  6. Cortar o elástico pela medida da circunferência da cintura e introduzir o elástico pela abertura com a ajuda de um alfinete de dama até juntar as duas pontas. Sobrepor as pontas do elástico e cosê-las uma à outra. Introduzir o elástico fechado pela abertura da cintura e coser.
  7. Pelo lado de dentro da saia prender, com alfinetes, a fita decorativa a +/- 1,5 cm da base da saia, com o lado direito da fita virado para baixo, ou seja em contacto com o lado do avesso da saia. Coser a fita junto à sua borda inferior a toda à volta da saia, virando um pouco das pontas para dentro e sobrepondo-as.
  8. Virar a fita cosida para o lado direito da saia e coser novamente à volta, mas desta vez a borda superior.
  9. Experimentar a saia na criança e já está !!!!

Atenção: Não deixem de fazer o download das instruções originais, apesar de estarem em inglês, têm ilustrações que permitem perceber melhor alguns dos passos descritos.

E agora as minhas saias, ao pormenor…

Na primeira versão, eu decidi seguir as instruções à risca (mais ou menos)!!!

A indicação é de que devem ser usados tecidos leves de 1,12 m ou 1,14 m de largura  mas, como estamos no inverno, decidi usar uma bombazine verde, de 1,45 m de largura, que comprei na Ouro Têxteis, na Rua do Ouro, em Lisboa.

CM_Lazydays_005

Uma vez que o meu tecido era mais pesado do que o recomendado, tive receio que a largura completa (1,45 m) tornasse a saia muito rodada e pesada, pelo que cortei o rectângulo com 1,12 m de largura recomendada, por 50 cm de altura (medida referida nos 1.º e 2.º passo, em cima).

Não podia estar mais enganada, uma vez que a minha filha já é crescida, a circunferência da cintura é maior e a saia ficou muito pouco franzida e por consequência com pouca roda. Ter cortado o tecido também implicou fazer o acabamento das margens de costura, o que não acontece quando se usa toda a sua largura, pois as ourelas não desfiam.

CM_Lazydays_007

Na segunda versão, usei de novo uma bombazine, desta vez um retalho que já tinha em casa há alguns anos. Utilizei toda a largura do tecido e a saia ficou com um “cair” mais bonito.

CM_Lazydays_010

Para que o acabamento da bainha, usei uma renda da mesma cor da saia, e neste caso primeiro virei a base da saia para dentro 1 cm, depois cosi a renda a toda a volta do lado direito da saia e voltei a virar para dentro mais 1 cm.

CM_LazyDays_001

Na terceira versão, decidi usar um tecido leve tal como recomendado.

CM_Lazydays_002

Nesta versão, não fiz qualquer aplicação na bainha, apenas virei a base da saia duas vezes para o lado de dentro e ficou pronta. Aqui a particularidade é dada pelo tecido. Uma gaze bicolor de 1,45 cm de largura, que comprei na Feira dos Tecidos, também na Rua do Ouro.

CM_Lazydays_003a

Neste caso, usei um elástico de 1,5 cm para a cintura, porque era o que tinha à mão e acho que não assenta tão bem como nas versões anteriores.

Algumas notas referentes à minha experiência com este molde:

  • A medida da largura do tecido deverá ser pelo menos o dobro da medida da cintura. No caso das crianças mais pequenas a largura recomendada (1,12 m) poderá tornar a saia muito rodada.
  • Quanto maior a largura do elástico, melhor assentará a saia na cintura, pelo que se decidirem usar um elástico com uma largura superior a 2 cm, deverão aumentar a medida da altura da saia.

Espero que tenham gostado!!!

7 thoughts on “Moldes Grátis – Lazy days skirt

    • Olá Verónica,

      Que bom que gostaste. Fiquei muito feliz com o teu comentário e espero mesmo que te “inicies nestas lides”.
      Fico sempre entusiasmada quando uma amiga se junta ao clube 😉

      Beijo grande, muitas saudades!!

  1. Olá!
    Muitos parabéns e muito obrigada por estas partilhas. Que boa ideia a vossa…
    Gostava muito de aprender a costurar com a vossa perfeição! Estou à procura de aulas em Coimbra, mas nunca encontrei nada. Contudo, vou fazendo umas coisitas e tentando melhorar.
    Gostaria de deixar uma sugestão… fazer vestidos a partir de camisas de homem. Tenho um armário cheio de camisas do marido e gostava muito de aproveitá-las para as miúdas.
    Continuação de bom trabalho 🙂
    Olga

  2. Ola! Parabens pelo site! Queria inicar-me na costura e gostava de começar por fazer uma saia para mim – será que poderia colocar também exemplos de saias para mulher?

    Continuação de bom trabalho! 😉

    Alexandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *